A Câmara Municipal de Dianópolis recebeu, na manhã desta quinta-feira (25), a visita do ex-treinador de futebol Vanderlei Luxemburgo, que fez uso da tribuna durante a sessão ordinária e compartilhou reflexões sobre política, esporte, cidadania e desenvolvimento social.
Ao iniciar sua fala, Luxemburgo agradeceu a oportunidade concedida pela Casa de Leis e destacou o respeito que possui pelo Poder Legislativo Municipal. Em seu pronunciamento, ressaltou a importância dos vereadores para a construção das políticas públicas e para o fortalecimento dos municípios brasileiros.
"Em todas as minhas viagens faço questão de conversar com vereadores, porque considero que são os políticos mais importantes do Brasil. É nos municípios que a vida acontece e é o vereador quem mantém contato direto com a população, acompanhando de perto suas demandas e necessidades", afirmou.
Segundo ele, o fortalecimento dos municípios passa pelo reconhecimento do papel desempenhado pelos legisladores municipais. "A política mais próxima do cidadão começa aqui. Muitas das transformações que acontecem em uma cidade têm origem no trabalho desenvolvido pelos vereadores", destacou.

Durante sua participação, Luxemburgo também relembrou sua trajetória profissional e pessoal, enfatizando a importância do esporte como instrumento de transformação social. Ao narrar parte de sua história de vida, afirmou que foi por meio do futebol que encontrou oportunidades para ajudar sua família e construir sua carreira.
"O esporte me deu a primeira oportunidade da minha vida. Foi através dele que consegui mudar minha realidade e contribuir para melhorar a vida da minha família. Por isso acredito que esporte e educação são ferramentas fundamentais para promover inclusão social e criar oportunidades para os jovens", declarou.
Ao falar sobre sua ligação com o Tocantins, Luxemburgo ressaltou o carinho que desenvolveu pelo estado e manifestou o desejo de contribuir para seu crescimento e divulgação em âmbito nacional.

"Escolhi viver no Tocantins e tenho muito orgulho dessa decisão. É um estado com enorme potencial e pessoas acolhedoras. Quero contribuir para fortalecer essa imagem positiva e ajudar a mostrar ao Brasil as oportunidades e riquezas que existem aqui", afirmou.
Em outro momento, o ex-treinador destacou a necessidade de valorização das referências nacionais e da união de esforços em prol do desenvolvimento coletivo. "Precisamos reconhecer e valorizar quem trabalha para somar. O Tocantins tem potencial para crescer ainda mais e acredito que isso acontece quando todos trabalham juntos pelo mesmo objetivo", disse.

Ao encerrar sua participação, Luxemburgo reforçou seu compromisso com ações voltadas ao desenvolvimento social, especialmente por meio do esporte e da educação, defendendo que ambas as áreas são fundamentais para a formação de cidadãos e para a construção de uma sociedade com mais oportunidades.
A participação foi acompanhada pelos vereadores, servidores, autoridades e público presente, integrando a programação da sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Dianópolis.