A iniciativa foi lançada durante a Sessão do dia 11 de agosto e avança na sua estruturação. Segundo os dados do Censo Demográfico do IBGE, de 2022, o grupo populacional com faixa etária de 0 a 14 anos representa 23% da população dianopolina.
Em reunião com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Conselho Tutelar, Defensoria Pública Estadual (DPE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Dianópolis, o presidente da Câmara, vereador Junior Trindade, apresentou a proposta, de sua autoria, o projeto “Quem cuida do Futuro?” que visa o fortalecimento das redes de apoio e atendimento às crianças e adolescentes no município.
“A Câmara quer ser parceira e entender como podemos atuar para fortalecer o Conselho Tutelar, a Defensoria e os demais órgãos que atuam com a pauta da infância e da adolescência em nosso município”, enfatizou o presidente ao destacar que esta ação está em fase de estruturação e precisa ser construída em parceria com as entidades que já atuam, pois, “o objetivo é fortalecer e agir preventivamente para termos resultados a longo prazo”, pontuou.
Durante as trocas sobre as possibilidades no âmbito da iniciativa “Quem Cuida do Futuro?’, as conselheiras pontuaram os desafios do trabalho que é atravessado por falhas estruturais. “O trabalho do conselho é complexo e vocês precisam visitar e conhecer a nossa infraestrutura. Além disso, as pessoas ainda desconhecem quais são as atribuições do Conselho. Um momento como este nunca tinha acontecido”, pontuou Ana Cláudia.
O defensor público estadual, José Rafael, destacou a importância de ações de conscientização contínua, para além de meses temáticos, “porque o problema está no dia a dia e precisa ser combatido diariamente. Mas, não podemos esquecer das falhas estruturais do Estado”, enfatizou.
Nessa mesma linha, a representante da OAB, Dra. Zukleia, também defendeu que esta iniciativa seja estruturada também a partir de ações de conscientização. A proposta foi bem acolhida e dentre os encaminhamentos ficou o pedido unânime de que a pauta avance e não fique somente em reuniões sem devolutivas. “Quero parabenizar o senhor, presidente, pela iniciativa. Nós precisamos mesmo promover esse fortalecimento e intensificar os trabalhos em defesa das crianças e adolescentes”, destacou o secretário, Valdson Quirino, da SMDS.