Na noite desta terça-feira, 18, a Câmara Municipal de Dianópolis realizou sua segunda sessão ordinária, onde os vereadores aprovaram importantes matérias relacionadas à inclusão, infraestrutura na saúde e meio ambiente.
Aprovada por unanimidade a Indicação 27/2025, de autoria dos vereadores Leandro Guedes, Gena Ferreira, Ailton da Vitória, Professora Edna Vieira, Junior Trindade e Capitão Ailton, solicitando ao Executivo Municipal a aquisição de novas longarinas e a reforma das já existentes nos Postos de Saúde do município. Essa medida visa proporcionar mais conforto e dignidade aos pacientes durante suas esperas, melhorando a experiência de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O vereador Leandro Guedes destacou a importância dessa iniciativa. “Foi um pedido da própria comunidade, que nos procurou com essa demanda, sobre a falta de longarinas e o desgaste das que já existem. Precisamos garantir que nossos cidadãos tenham um ambiente acolhedor e funcional ao buscar atendimento. É um passo importante para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, justificou.
“É um pedido da própria comunidade que nos procura constantemente, destacando essa falta de conforto na espera pelo atendimento e a gente trouxe essa demanda, para que o Executivo possa resolver essa situação que é uma dificuldade para que busca os serviços nas nossas UBS”, pontuou o vereador Ailton da Vitória.
Em relação ao meio ambiente, foi aprovado por unanimidade o Requerimento 17/2025 de autoria do vereador Antônio Quirino, que solicita à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins, juntamente com o Naturatins, a realização de um estudo técnico e ambiental na nascente e ao longo do Rio de Areia, em Dianópolis. O objetivo desse estudo é identificar as causas da degradação do ecossistema local e propor medidas efetivas para a recuperação e preservação ambiental da área. “Uma das minhas bandeiras, principalmente pelo partido que represento é o meio ambiente. A situação no leito do Rio é preocupante e precisamos de uma solução. A saúde do nosso rio é fundamental para a qualidade de vida da comunidade. Precisamos agir agora para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, afirmou o vereador.
Inclusão
Por fim, a Câmara aprovou por unanimidade e em segundo turno Projeto de Lei 01/2025 de autoria dos vereadores Manin do Zorra e Hamurab Diniz, que reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência (PCD) em concursos públicos e processos seletivos no município. A aprovação foi celebrada pelos vereadores, que ressaltaram a importância da inclusão. “Esse projeto é um compromisso com a sociedade. Imagino quando uma mãe que tem um filho especial a preocupação dela se seu filho vai ter uma oportunidade no mercado. E as oportunidades acontecem com reconhecemos as Leis e colocamos elas em prática. É um direito do cidadão e essa Lei prevê exatamente a garantia desse direito”, afirmou Manin do Zorra.
O vereador Hamurab Diniz concluiu. “Este projeto é um passo significativo para a equidade e diversidade no serviço público. Precisamos garantir que todos tenham as mesmas oportunidades”, afirmou Hamurab Diniz. O PL segue para a sanção do Executivo Municipal para que a Lei possa entrar em vigor.
Com um calendário de sessões que promete debater e aprovar matérias importantes, a Câmara de Dianópolis demonstra seu compromisso com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. Acompanhe as próximas sessões, que acontecem nos dias 14 e15 de abril, a partir das 19h.