Acessibilidade

Câmara de Dianópolis avança em propostas cruciais para a educação e infraestrutura urbana e rural

quarta, 05 de fevereiro de 2025 202 visualizações
Câmara de Dianópolis avança em propostas cruciais para a educação e infraestrutura urbana e rural

Leitor de áudio

Compartilhe esse conteúdo

Na noite desta quinta-feira, 5, a Câmara Municipal de Dianópolis realizou mais uma sessão ordinária que resultou na aprovação de importantes matérias voltadas para o desenvolvimento da comunidade. Os vereadores discutiram e aprovaram moções e requerimentos que abrangem áreas como educação, infraestrutura e homenagens, demonstrando o compromisso da gestão em atender as demandas da população.

Valorização da Educação

O vereador Julian Oliveira, apresentou a Indicação 3/2025, que solicita ao Executivo Municipal o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional para os professores da educação básica, conforme estipulado pelo Governo Federal em 6,27%. O vereador Julian Oliveira, autor da proposta, ressaltou a importância de garantir melhores condições salariais para os educadores, afirmando que "Valorizar nossos professores é fundamental para a qualidade da educação. Essa é uma Lei Federal que garante aos nossos educadores um reajuste significativo, e coloca o piso em R$ 4.867,77. A educação é o pilar da sociedade, e é fundamental que esse pagamento seja realizado já nos primeiros meses do ano, para evitar a necessidade de parcelamento no futuro. Os professores têm o direito de receber o que é justo e merecido, e devemos garantir que eles estejam valorizados e motivados em suas atividades. É nossa responsabilidade assegurar que os direitos dos educadores sejam respeitados", pontuou o vereador Julian Oliveira.

Câmara de Dianópolis avança em propostas cruciais para a educação e infraestrutura urbana e rural

Além disso, também foi aprovada a Indicação 4/2025, que o vereador sugere ao Executivo a implantação de uma Escola de Tempo Integral no setor Bela Vista. Julian Oliveira destacou que essa iniciativa pode proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizado mais enriquecedor e integrado, beneficiando toda a comunidade escolar. “É o segundo maior setor do município e não conta com uma unidade escolar. E implantar essa escola e já trazer de tempo integral, vai favorecer a comunidade, inclusive com a disposição de recursos. É uma cobrança antiga da comunidade e mais uma vez, a gente traz essa necessidade com a indicação para que o Executivo atenda essa demanda tão necessária”, declarou Julian Oliveira.

Homenagem

Um dos destaques da sessão foi a aprovação unânime da Moção de Aplausos 1/2025 ao Colégio Militar do Estado do Tocantins Joca Costa Unidade XVIII. A vereadora Professora Edna Vieira, responsável pela proposta, destacou a importância da instituição na conservação dos valores que o povo dianopolino sempre prezou: a vida intelectual, o comportamento moral e o crescimento cultural. " Ao aprovarmos essa homenagem, gostaria de destacar a importância dessa instituição na formação dos nossos jovens. O Colégio Militar não se limita à educação acadêmica; ele também ensina disciplina e responsabilidade, valores essenciais para a vida.

É um orgulho para nós reconhecer o trabalho exemplar do Colégio Militar, que contribui para a construção de cidadãos mais conscientes. Estou convencida de que, juntos, estamos ajudando a formar um futuro melhor para todos", afirmou a vereadora.
A homenagem contou com a presença do coordenador pedagógico do Colégio, Sargento Ide Ramalho, professora Cristina e o Pelotão de Elite, formado por estudantes da unidade. Na oportunidade, os estudantes realizaram homenagem na sessão.Câmara de Dianópolis avança em propostas cruciais para a educação e infraestrutura urbana e rural

Infraestrutura urbana e rural

A Câmara também aprovou por unanimidade o Requerimento 7/2025, de autoria dos vereadores Professora Edna Vieira e Júnior Trindade, que solicita ao Executivo Municipal a criação de uma Casa Mortuária em caráter de urgência. A vereadora Professora Edna Vieira enfatizou a necessidade dessa medida por questões sanitárias e de saúde pública, ressaltando que a falta de uma estrutura adequada para os serviços funerários é uma questão que precisa ser solucionada rapidamente. “Essa é uma medida urgente, necessária para atender questões sanitárias e de saúde pública. A falta de uma estrutura adequada para serviços funerários representa um desafio para as famílias em momentos tão delicados. Precisamos garantir dignidade e respeito a todos, e a criação da Casa Mortuária é um passo fundamental nesse sentido e necessária para que as famílias tenham um espaço que garanta dignidade à nossa comunidade”, argumentou.

“Sabemos da necessidade real da criação da Casa Mortuária em nossa cidade, especialmente considerando que somos um município de médio porte. Essa estrutura não é apenas importante, mas essencial por questões sanitárias e de saúde pública. Precisamos garantir que as famílias tenham acesso a um serviço digno em momentos tão difíceis", justificou o vereador Júnior Trindade.

Câmara de Dianópolis avança em propostas cruciais para a educação e infraestrutura urbana e rural

Outra pauta relevante, também aprovada por unanimidade, foi a Indicação 8/2025, que requer ao Executivo Municipal a realização de reparos emergenciais nas estradas vicinais do município. O vereador Tiago Cardoso destacou a importância dessas vias para a conectividade das comunidades e a necessidade de intervenções nas regiões de Caranguejo, Genipapo, Malhada, Varjão, Assentamento Vitória 3, Lago Verde, Engenho, Olho Daguinha e na rota da estrada das Caraíbas, entre outras. "Essas estradas são essenciais para o acesso a serviços básicos e para o escoamento da produção agrícola. E é uma demanada da comunidade da zona rural que é uma das nossas bandeiras e precisamos de uma atenção especial. Entendemos que estamos em um período chuvoso, mas, pedimos uma atenção da gestão nessa rota", destacou o vereador.

Galeria de Fotos

Clique nas imagens para ampliar

Câmara Municipal de Dianópolis-TO
© 2025 Todos os direitos reservados.
Versão 14082025.320neo