Na abertura do calendário de sessões legislativas de maio, a Câmara Municipal de Dianópolis apresentou uma pauta repleta de aprovações significativas e homenagens, refletindo seu compromisso com a justiça social e o reconhecimento de ações que impactam positivamente a comunidade.
Um dos principais destaques foi a aprovação unânime da Indicação 34/2025, que solicita ao Executivo Municipal a inclusão da isenção do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026 e no Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029. Essa medida beneficiará os inscritos no Programa Bolsa Família e pessoas em situação de vulnerabilidade financeira que possuam, no máximo, um imóvel. O vereador Hamurab Diniz, autor da proposta, ressaltou: "Um dos meus compromissos ao assumir o cargo foi trabalhar para garantir mais dignidade ao cidadão dianopolino. Essa medida é essencial para aliviar a carga tributária sobre as famílias que mais precisam e promover a justiça social em nossa cidade, trazendo dignidade e oportunidades para a comunidade”, disse. A proposta contou com o apoio dos vereadores Leandro Guedes, Manin do Zorra e Professora Edna Vieira que pediram para subscrever.
Além da proposta de isenção, a sessão também foi marcada por duas Moções de Aplausos, homenageando figuras e instituições que fazem a diferença em Dianópolis. A primeira, Moção de Aplausos 09/2025, foi aprovada em reconhecimento ao trabalho da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militares de Dianópolis, sob o comando do 2º Tenente Aiander Junior Silva Barros e do Subcomandante Subtenente Paulo Henrique Silvestre Oliveira Santos. Esta moção, de autoria dos vereadores Junior Trindade, Professora Edna Vieira, Gena Ferreira, Manin do Zorra, Ailton da Vitória, Capitão Ailton, Leandro Guedes, Tiago Cardoso, Hamurab Diniz, Antônio Quirino e Julian Oliveira, homenageia o projeto Educacional Bombeiros Mirins, coordenado pelo Soldado Vinicius de Souza Barros, que atende 146 famílias e promove a cidadania entre crianças e jovens. O vereador Junior Trindade destacou: "O trabalho dos Bombeiros Mirins é fundamental para a formação cidadã das crianças e jovens, e é um exemplo de inclusão social que deve ser celebrado”, justificou.
O 2º Tenente Aiander Junior Silva Barros também compartilhou sua alegria com o projeto ao ser homenageado: "Esse projeto tem alcançado grandes impactos nas escolas. Professores relataram melhorias nas produções dos alunos. Na última turma, um dos nossos bombeiros mirins conseguiu salvar a vida de seu pai, utilizando os primeiros socorros que aprendeu. Esse é o legado do projeto, gerar resultados positivos para a sociedade”, destacou.
A Moção de Aplausos 10/2025, também aprovada por unanimidade, homenageou a senhora Maria de Fátima de Oliveira Ferreira, carinhosamente conhecida como “Dona Fátima”, pelo seu exemplar serviço à Paróquia de São José. O vereador Antônio Quirino, autor da homenagem, afirmou: "Dona Fátima é um exemplo de dedicação e fé, uma verdadeira inspiração para todos nós. Seu trabalho impacta positivamente muitas vidas em nossa comunidade”, disse o vereador Antônio Quirino. A propositura foi subscrita pelos vereadores Professora Edna Vieira, Julian Oliveira, Manin do Zorra, Ailton da Vitória e Júnior Trindade.
Por fim, a Câmara aprovou a Moção de Aplausos 11/2025, também de autoria do vereador Antônio Quirino e subscrita pelos vereadores Professora Edna Vieira, Capitão Ailton, Manin do Zorra e Julian Oliveira, em homenagem à Pastoral da Música da Paróquia de São José, reconhecendo seu relevante serviço por meio da música litúrgica. O vereador enfatizou: "A Pastoral da Música enriquece nossa vivência espiritual e comunitária. A música é uma forma poderosa de unir as pessoas e elevar a espiritualidade”, justificou o vereador Antônio Quirino.
Com essas aprovações, a Câmara Municipal de Dianópolis reafirma seu compromisso com a justiça social e a valorização de iniciativas que promovem o bem-estar da comunidade.