Ouvir Texto Stop

Na noite desta quarta-feira, 15, em duas sessões ordinárias, os parlamentares aprovaram 7 matérias, sendo 02 indicações, 01 requerimento e 04 pedidos de providência, com propostas em prol da infraestrutura, cultura, esporte e turismo do nosso município.

O vereador Paulo da Mega, apresentou indicação 05/2023, para que o Poder Executivo, por meio de Projeto de Lei, crie o “Bolsa de Incentivo Cultural” com pagamento de forma individual e mensal para os alunos integrantes da Orquestra Sinfônica Municipal Bento Jacinto da Silva. “Essa banda tem uma história com a história da cidade. Esse ano ela completa 80 anos de existência. É um patrimônio do nosso município. Um projeto muito importante, que integra vários jovens e adolescentes que estão levando o nome de Dianópolis não só para a região, com apresentações em todas as cidades do Sudeste, mas, para o Tocantins. Essa bolsa cultural financeira vai incentivar e valorizar esse trabalho destes alunos que são totalmente voluntários. Precisamos valorizar os nossos músicos e potencializar esse patrimônio, reconhecendo seu valor e remunerando estes artistas por isso”, apontou o vereador.

Os vereadores Manin do Zorra, Paulo da Mega e Bira, apresentaram o pedido de providência 03/2023, solicitando ao Executivo para enviar Projeto de Lei para viabilizar a doação de terreno urbano para construção do alojamento de apoio do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe).

O presidente do Sisepe, Elizeu Oliveira falou sobre a importância de ter a representatividade no município. “O Sisepe representa mais de 30 mil servidores públicos estaduais e atua de forma democrática, com a valorização social, política e econômica dos servidores públicos do Estado do Tocantins. Dianópolis é a cidade pólo do Sudeste e por isso precisa ter esse ponto de apoio aqui para os servidores que estejam em trânsito. É uma demanda importante e por isso, contamos com o apoio da Câmara”, destacou.

 

Entre as matérias aprovadas está o requerimento 06/23, de autoria do vereador Bilsan França, que requer do Executivo Municipal, fundamento na Lei Federal 4.132/62 a desapropriação de interesse social, junto à Tocantins Energética, área que compreende a Cachoeirinha da Luz. “Esse é um atrativo turístico do nosso município, no entanto, está abandonado a cargo de uma empresa privada. No intuito de promovermos desenvolvimento turístico, econômico e cultural, solicitamos que o município faça essa desapropriação para podermos fomentar esses setores de grande importância para a nossa economia”, argumentou.

A pedido da comunidade do setor Brasil, o vereador Marcelo Rodrigues, cobrou por meio de indicação para que o Executivo Municipal, faça reforma na Praça da Bíblia e instale bancos no local. “É um pedido da comunidade, uma Praça histórica, que merece o cuidado. É um pedido da comunidade e pedimos para o município atender essa solicitação”, argumentou o vereador.

Na segunda sessão, o vereador Paulo da Mega, apresentou pedido de providência para que o Executivo Municipal e secretarias responsáveis pela organização do Carnaval de Dianópolis, com equipe de engenharia e Bombeiros Militares, realizem a vistoria na estrutura montada na Praça Coronel Abílio Wolney, no intuito de garantir a segurança do local aos foliões, comerciantes e moradores. De autoria dos vereadores Bira e Noy do Mototaxi, foi apresentado o pedido de providência, para que o Executivo, instale trave de futebol nos campinhos dos Povoados da Boa Sorte, São Dionizio, Carangueijo, Sítio Novo e Novo Plano.

Por fim, o vereador Marcelo Rodrigues, solicitou ao Executivo Municipal, reforma e manutenção dos equipamentos de ginástica e brinquedos na Praça do setor Campo Velho.

Deixe um comentário

Comentário sujeito a análise. Após o envio seu comentário será avaliado por nossa equipe para visualização.