Projeto de Lei denomina auditório da Câmara Municipal de Dianópolis Vereador Leônidas Ribeiro da Silva

De autoria da mesa diretora, vereadores Manin do Zorra, Julian Oliveira, Gena Ferreira e relatoria do vereador André Cavalari, o projeto de lei 15/2022 dispõe sobre a denominação do auditório da Câmara Municipal de Dianópolis, vereador Leônidas Ribeiro da Silva.

O espaço fica anexo ao prédio da Câmara Municipal. A propositura foi aprovada por unanimidade em dois turnos, durante sessões ordinárias realizadas na noite de quarta-feira, 22 e na manhã desta quinta-feira, 23.

Filho de Benedito Francisco Ribeiro da Silva e Maria Ribeiro da Silva, natural de Santa Rita (BA), perdeu o pai 06 anos de idade, época em que saiu de sua cidade natal com destino ao estado de Goiás, com sua mãe e três irmãos, chegando em Dianópolis no ano de 1939.

Em Dianópolis trabalhou como servente na construção do Colégio João D’Abreu e no Instituto de Menores, hoje atual IFTO. Exerceu muitas outras profissões: lavrador, servente, oleiro, pedreiro e carpinteiro, destacando-se como “Carreiro”, realizando transporte de mercadorias em seu carro de boi na região. Casou-se aos 22 anos com dona Lidinha, com quem teve 11 filhos.

Com o passar do tempo, adquiriu dois caminhões e fortaleceu a atividade de frete, profissão que passou para os filhos. Foi defensor e incentivador da Cultura de Folias, ficando por mais de 30 anos à frente da organização do Festejo das Missões. Ingressou na política aos 52 anos e em 1996 filiado no PMDB, foi eleito vereador. Durante o mandato legislativo, contribuiu com o desenvolvimento de Dianópolis.

Leônidas morreu em 10 de junho de 2014, deixando legado de honestidade, fé, respeito, trabalho e dedicação. “Um homem que muito fez por nossa política, economia, cultura e história, para nós é uma honra prestar essa homenagem e eternizar o nome do senhor Leônidas em um prédio público tão importante para a comunidade”, declararam os vereadores.

Com a família presente no plenário e emocionada, a filha Lucinha Ribeiro, que é ex-vereadora, usou a tribuna da Casa para agradecer. “Um dia especial, onde a emoção toma conta e a gratidão define o nosso sentimento. Em nome da família Ribeiro, nosso agradecimento à Câmara e aos vereadores por essa homenagem tão significativa para nós. Meu pai, um homem simples, honrado que nos deixou assim como nossa mãe, porém, nos faz permanecer uma família unida, pois foi um de seus legados, a união. Muito obrigado e que Deus abençoe”, disse.