Ouvir Texto Stop

A Câmara Municipal, aprovou por unanimidade em dois turnos o Projeto de Lei 20/2022 do vereador Bilsan França, que institui a "Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência", no município de Dianópolis. De acordo com o vereador autor da Lei, a gravidez entre adolescentes tem se mostrado crescente, dessa forma, é que o projeto torna-se essencial para que sejam abertas as discussões dentro da rede municipal de ensino, acerca do problema, bem como a implementação de políticas públicas. “Nosso foco é levar essa Semana de Orientação e Prevenção para dentro das nossas Escolas, onde iremos atuar diretamente com palestras e ações com os nossos adolescentes, uma vez que os professores e toda rede de ensino são os principais multiplicadores de informação”, alertou Bilsan França.

Por meio da Lei, o vereador afirma que o objetivo também é formatar ações durante a semana de conscientização com a realização de palestras e outras atividades, sensibilizando a comunidade a refletir sobre as consequências de uma gravidez indesejada.

“É uma questão social e sabemos que o trabalho educativo e humanizado juntos às escolas, com projetos envolvendo poderes públicos e sociedade, vai permitir o diálogo e ações conjuntas que vão contribuir com uma ampla política de planejamento familiar, influenciando na diminuição da proporção de gravidez na adolescência”, argumentou Bilsan França.

Na sua justificativa o parlamentar defendeu. “Com essa Lei, além de sensibilizar a sociedade, vamos trazer informação para a comunidade, enfatizando as consequências de uma gravidez indesejada, mostrando a importância dos nossos adolescentes concluírem as etapas de suas vidas de forma planejada, sem pular os ciclos. As consequências de uma gravidez na adolescência comprometem o ciclo de vida, a exemplo do abandono da sala de aula, dentre outras situações”, avaliou. O Projeto de Lei segue para o Poder Executivo Municipal, para que seja sancionado pelo prefeito.